O que é o
Área Classificada?
Trata-se de uma determinada área com risco de explosão. O fogo é causado quando temos calor, combustível e oxigênio portanto áreas que correm o risco de apresentarem os três devem ser monitoradas constantemente e contar com uma correta disposição de equipamentos para evitar acidentes humanos e ambientais.
Como é
realizado?
É feita uma classificação da área em que há a disposição de comburentes, sendo assim são divididas as áreas em diferentes zonas de perigo.
Zona 0 seria aquela com a atmosfera com perigo de explosão está continuamente presente.
Zona 1 é aquela onde a atmosfera de explosão é frequente enquanto operação normal, ou seja, pode ocorrer esporadicamente.
Zona 2 é aquela onde a atmosfera de explosão está frequente quando se trata de operação anormal, sendo assim pouco provável.
Após isso, há um mapeamento da área para diagnóstico das zonas. O estudo é baseado na NR 20 (norma regulamentadora que estabelece os requisitos para manuseio de produtos inflamáveis) e NR 10 (Segurança em instalações e serviços com eletricidade).
O que
Contém?
O documento apresenta uma análise da área do empreendimento, identificando quais locais apresentam potencial risco de explosão por gases e vapores inflamáveis e quais podem abrigar maquinário sem haver risco.
Deve também especificar quais são os equipamentos elétricos operantes, desenvolver medidas preventivas e controlar os riscos no ambiente de trabalho.