O que é o
Avaliação de Ambiente Interno Climatizado?
A avaliação de ambiente interno climatizado segue a resolução nº 09 de 16 de janeiro de 2003 da ANVISA, que tem como objetivo estabelecer critérios de controle e inspeção para ambientes públicos climatizados artificialmente, a fim de garantir segurança a saúde humana.
Os padrões utilizados levam em conta valores máximos recomendáveis para contaminação biológica, química e parâmetros físicos do ar no interior, sendo os parâmetros físicos de temperatura e umidade conforme NBR 6401 – Instalações Centrais de Ar-Condicionado para Conforto.
Como é
realizado?
A RE 09 se aplica a ambientes climatizados de uso público e coletivo, tendo como exceção ambientes hospitalares, galerias de arte, processo produtivo, entre outros, que necessitam de filtros especiais e normas especificas.
A avaliação acontece com foco em três principais frentes: identificação de ambientes poluentes, quantificação de dióxido de carbono (CO) e outros aerossóis presentes no ambiente e aferição de componentes climáticos no ambiente disponibilizado pelo ar-condicionado, conforme especificidades de cada ambiente. Para elaboração das análises presentes no relatório final, é recomendável o uso das Normas Técnicas 001, 002, 003 e 004.
As medições e monitoramento dos pontos é definido em função do tamanho de cada empreendimento (área construída climatizada), seguindo as instruções da resolução.
Quais os
Equipamentos utilizados?
Devido as diferentes análises realizadas nesta avaliação, alguns dos equipamentos utilizados são o impactador de ar, bomba de amostragem, termo anemômetro, higrômetro, medidor de CO2 e coletor de germes com placa de Petri.