O que é a
Avaliação de Passivo Ambiental?
A avaliação de passivo ambiental trata-se de um serviço que tem o objetivo de detectar se há risco ou contaminação por substâncias nocivas ao meio ambiente. É necessário ser feito por empreendimentos que apresentem potencial risco ao meio ambiente, compra de imóvel, instalação de empreendimentos de atividades com potencial poluidor e após o encerramento das mesmas, durante renovação de licenças ambientais, após acidentes com produtos perigosos e mediante a qualquer solicitação por autoridades.
Como é
realizado?
A avaliação baseia-se na coleta de dados existentes onde é feito o estudo histórico da área e estudo do meio físico. Essa parte do processo permite a caracterização da área e seu entorno além de investigar sobre possíveis vias de contaminação.
A investigação preliminar conta com a inspeção de reconhecimento da área onde é feita uma vistoria de campo e entrevistas. Na etapa em questão, é feita uma vistoria no local por profissionais adequados para a interpretação e realizar a entrevista afim de obter as informações necessárias como o histórico de uso da área, acidentes anteriores, manuseio de substâncias, problemas no armazenamento, entre outros. No campo são realizados diversos procedimentos para levantamento de diversas características geológicas, hidrológicas, topográficas, utilização de equipamentos portáteis para detecção de contaminação.
O que
Contém?
Após realizada as etapas citadas acima, é gerado um relatório final de avaliação preliminar que consta com dados relativos a fonte e a contaminação, bens a proteger, presença ou não de contaminação em áreas adjacentes, forma de propagação de contaminantes, risco de contaminantes atingirem bens a proteger e informações sobre as ações a serem tomadas para a preservação e/ou recuperação da área. Caso seja detectada contaminação são apresentadas possíveis soluções para a resolução do problema e remediação da área contaminada.