O Estudo de Impacto Ambiental é um dos principais documentos técnicos utilizado para planejamento ambiental e avaliação de impactos na área de influência de determinados empreendimento. Necessário para fase de Licença Prévia, ele também define planos de compensação e mitigação de possíveis danos.
Como é
realizado?
Regido pela resolução CONAMA 01/1986, o estudo faz um diagnóstico socioeconômico e ambiental de toda área de afetada pelo empreendimento. O EIA realiza a coleta e análise dos dados, bibliografia de respaldo ao estudo e prognósticos ambientais causados pela obra.
Quais os
Equipamentos utilizados?
O estudo apresenta levamento técnico de uma diversidade de áreas, sendo assim os equipamentos podem variar de acordo com a demanda e condução do técnico responsável. Entretanto sabe se que é necessário diagnostico topográfico, de análise do solo, água e ar, levantamento biótico e socioeconômico da área. Também é importante uma análise arqueológica para garantia de preservação patrimonial da área de implantação.
O que
Contém?
As atividades técnicas desenvolvidas pelo EIA inclui o diagnóstico ambiental da área de influência considerando seus fatores físicos, avaliação dos impactos de curto a longo prazo, diretos e indiretos, projetos de resolução e monitoramento de danos.