O que é o
Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)?
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é um instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) que demonstra se um empreendimento tem a capacidade de gerir de maneira sustentável seus resíduos, proporcionando segurança nos processos produtivos e minimização na geração de seus impactos.
Como é
realizado?
A realização do PGRS compreende algumas etapas que variam desde o planejamento ao monitoramento dos resíduos gerados pelo empreendimento. Nesta sequência, é necessário realização da coleta de dados pertinentes as cadeias de uso e produção dos resíduos, pesagem e caracterização dos resíduos, elaboração do plano onde se encontra alternativas e soluções para o tratamento com os resíduos, treinamento aos funcionários (caso necessário) e por fim seu monitoramento.
O que
Contém?
O plano deve possuir descrição sobre o empreendimento, diagnóstico dos resíduos sólidos gerados e administrados, definição dos procedimentos operacionais e responsáveis por cada etapa do processo, e por fim, um plano de contingência que garanta aprimoramento de tecnologias limpas como forma de minimizar impactos ambientais.