O que é a Investigação Ambiental Detalhada
Esta etapa refere-se à fase 3 de investigação, com o objetivo de quantificar e obter mais detalhamento sobre as fontes e níveis de poluição, encontrar hot spots de contaminação e simular caminhos de propagação. É obrigatória para empreendimentos que apresentaram resultado positivo à contaminação em etapas anteriores.
Como é
realizado?
Durante a investigação, é possível obter dados detalhados sobre a origem de poluentes e seus meios e estados físicos, concentração e massa de compostos químicos poluentes, dinâmica de transporte, possíveis cenários que a exposição do poluente pode causar e a caracterização da pluma de contaminação. Os níveis de contaminação devem estar de acordo com a ISO – IEC 17025 para serem caracterizados como normais.
Quais os
Equipamentos utilizados?
O relatório de Investigação confirmatória deve conter a descrição da área com caracterização do meio físico, georreferenciamento das coletas e área de contaminação, descrição e justificativa de procedimentos, documentação fotográfica e explicação de resultados.
A omissão quanto a realização da investigação detalhada ou ações que vão contra o recomendado pode acarretar multa de até 4.000.000 vezes o valor da UFESP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo). Após esse estudo, é possível efetuar uma análise de risco à saúde humana.