O que é o
Plano de Intervenção?
O plano de intervenção é um planejamento para ACRi (área contaminada de risco confirmado) no qual se dá por medidas que buscam a remediação e controle para que haja um reaproveitamento seguro da área. É feito após a investigação ambiental detalhada e da avaliação de risco à saúde humana ou ecológica.
O plano tem o objetivo de provocar o isolamento de áreas poluidoras, conter plumas de contaminação, remoção de contaminantes e contenção do avanço de plumas de contaminação de forma que não atinja águas subterrâneas. Após a elaboração desse laudo, o órgão ambiental responsável deve então emitir um termo de reabilitação para uso declarado da área.
Como é
realizado?
Vai depender das necessidades da área analisada em questão, mas no geral, são traçados objetivos de acordo com a necessidade de adoção de medidas para controlar a poluição daquele local, atingir o nível de risco aceitável a humanos baseados nos padrões legais e definir estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Quando os objetivos são atingidos, coloca-se em prática medidas de remediação de áreas contaminadas.
O que
Contém?
O plano de intervenção ambiental segue a norma ABNT NBR 16784-1:2020, e é composto por resultado da avaliação de risco a saúde, mapa de intervenção, cronograma de implantação, cronograma de operação, projetos de remediação, monitoramento de resultados, custo do projeto e definição de pontos de conformidade.