O que é o
PRAD?
O PRAD (Plano de Recuperação de Áreas Degradadas) trata-se de um plano para promover a minimização e recuperação consciente de áreas previamente degradadas. Normalmente pedido como parte integrante do processo de licenciamento ambiental, o plano é composto por uma série de ações que buscam recuperar áreas degradadas para reutilização ambiental e comercial/residencial sem danos à saúde humana e do ecossistema.
Como é
realizado?
Primeiro, ocorre a caracterização da área e a identificação da contaminação feito a partir da investigação preliminar. Após isso é feita uma investigação detalhada para se obter a dimensão da contaminação e encaminhar-se a uma avaliação de risco.
Quais os
Equipamentos utilizados?
O plano tem como objetivo descriminar possíveis danos ambientais do local, junto de sugestões para implementação de ações de controle e recuperação ambiental. Este documento final deve constar informações a respeito do local e responsáveis pela elaboração e execução do PRAD, assim como ações para a exclusão ou redução de processos causadores de degradação ambiental, medidas de manutenção e medidas de monitoramento, insumos e custos, cronograma físico-financeiro, entre outros.