O que é a
Avaliação de Vibração Ocupacional?
O Laudo de Vibração Ocupacional tem como propósito avaliar a exposição a vibrações que o trabalhador está sujeito em seu posto de trabalho e que podem acarretar futuros problemas de saúde, bem como auxiliar nas medidas cabíveis para correção das exposições.
Como São
Realizados as Avaliações?
As avaliações de Vibração Ocupacional são regidas pelas normas da FUNDACENTRO NHO 09 e NHO 10. A NHO 09 estabelece critérios para avaliação da exposição ocupacional a Vibração de Corpo Inteiro (VCI), em quaisquer situações de trabalho em que a vibração seja transmitida ao corpo, por meio da posição em pé ou sentada. A NHO 10 estabelece critérios para avaliação da exposição ocupacional a Vibrações em Mãos e Braços (VMB).
Como São
Realizados os Procedimentos?
Os procedimentos utilizados nas avaliações de vibração ocupacional são alicerçados nas normas da FUNDACENTRO, que define a metodologia e os parâmetros para tomada de decisão decorrente dos valores de aceleração resultante de exposição normalizada (aren) ou do valor de dose de vibração resultante (VDVR), obtidos durante a avaliação.
Quais os
Equipamentos utilizados?
Utilizamos aparelhos de referência da marca SVANTEK, devidamente calibrados e de acordo com os requisitos da norma vigente. Medidor e Analisador de Nível de Vibração, Classe 1, com filtros de 1/1 e 1/3 oitavas, acoplado ao Acelerômetro Triaxial SV 38V para Vibração de Corpo Inteiro (VCI) e SV 105A para Vibração de Mãos e Braços (VMB).
O que
Contem?
O laudo de Vibração Ocupacional acompanha o relatório fotográfico, histograma de medição, certificados de calibração do equipamento e ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).
As avaliações de vibração ocupacional podem estar inseridas dentro de outros laudos e programas, como por exemplo: Laudo de Insalubridade, LTCAT e no antigo PPRA.