O Laudo Técnico de Insalubridade é um documento que avalia o risco de exposição a agentes físicos, químicos e/ou biológicos que um trabalhador está sujeito em seu ambiente de trabalho, a fim de definir se aquela atividade é considerada insalubre ou não.
Como é
realizado?
O procedimento para qualificação e quantificação de agentes considerados insalubres é estabelecida pela NR 15, que designa a metodologia, definições e limite de tolerância de exposição a determinados agentes.
Quais os
Equipamentos utilizados?
Os instrumentos para avaliação de Insalubridade variam de acordo com o agente em que o trabalho exercido pelo funcionário, podendo ser utilizados bombas gravimétricas, dosímetros, sonômetro, acelerômetro, termômetro, dentre outros.
O que Contém?
O laudo de Insalubridade acompanha a tabela de grupo homogêneo de exposição, listagem de EPI ’s histograma de medição, certificados de calibração do equipamento e ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).
Dentro do laudo de insalubridade entrará todas as avaliações dos riscos que os trabalhadores estão expostos na sua jornada laboral, desde riscos físicos como o calor, vibração, ruído, como também riscos químicos como o cloro, poeiras, metais, dentre outros riscos e agentes.