O PPRA é um programa que visa à preservação da saúde e integridade física dos colaboradores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequentemente o controle da ocorrência de riscos ambientais sendo eles físicos, químicos e biológicos. O PPRA foi substituído pelo PGR/GRO-NR1
Como é
realizado?
É feita uma análise no ambiente de trabalho a fim de avaliar qual a qualidade que os funcionários encontram. São avaliados:
Agentes físicos como vibração, ruído, temperaturas extremas e radiações.
Agentes químicos ou qualquer substância capaz de entrar no organismo de forma inalatória (como fumaça, poeira, vapor) ou absorvida pela pele.
Agentes biológicos, ou seja, qualquer agente como vírus, bactérias e fungos que podem afetar na saúde dos funcionários.
Quais os
Equipamentos utilizados?
Os equipamentos vão variar conforme necessidade, entretanto podem ser usadas bombas gravimétricas e dosímetros por exemplo.
O que Contém?
O PPRA busca fazer uma avaliação do empreendimento e trazer melhorias à saúde dos funcionários, havendo assim um maior aproveitamento por melhoria no desempenho. Nele consta o planejamento anual para melhorias, estratégias e metodologias para a aplicação, forma de registro para acompanhamento da evolução e renovação do PPRA.